Um ponto que os agricultores precisam ficar atentos nas áreas que foram atingidas é quanto à perda de solo. Infelizmente isso pode gerar problemas de fertilidade nos próximos anos, prejudicando assim a produtividade das lavouras atingidas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Importância da amostragem de solo
Por isso nesses casos é importante a busca por assistência técnica visando quantificar e principalmente minimizar os impactos desses problemas. A coleta de solo é fundamental nesses casos, pois é a única maneira de se ter a real situação das áreas atingidas.
Preço da soja
O preço da soja no balcão tem se mantido estável nos últimos dias, mesmo com o aumento do dólar, um dos parâmetros para definição de preço. Entretanto, na troca por insumos os agricultores têm conseguido preços melhores, sendo essa uma alternativa interessante em vários casos.
Arroz
A polêmica sobre o arroz segue rendendo alguns capítulos, afinal mesmo após o cancelamento da compra de arroz devido a problemas no leilão, ainda existe a possibilidade dessa compra ser efetivada. Todavia, após a forte demanda e problemas na emissão de notas fiscais, que acabaram inflando o preço do produto, já vemos que os preços estão estabilizando para o consumidor final.
Dependência do arroz gaúcho
Atualmente a maior parte do arroz consumido no Brasil provém do Rio Grande do Sul. Entretanto, existe um entendimento que isso pode ser um problema para os consumidores principalmente quando ocorrem tragédias climáticas como nesse ano. Sendo assim, existem alguns projetos para reduzir a dependência do arroz gaúcho.
Vantagens do nosso arroz
Embora essas propostas sejam válidas e importantes para a segurança alimentar, alguns pontos precisam ser levados em consideração. O primeiro deles é a maior produtividade e a qualidade do nosso arroz, devido as características da nossa região.
Em outras regiões é cultivado o arroz de sequeiro, que tem qualidade inferior e a média de produtividade é metade do que obtemos aqui no Estado.
Conhecimento
No Rio Grande do Sul temos solos com vocação para produção de arroz, os agricultores gaúchos já têm experiência e sabem explorar todo o potencial dessa cultura.
Além disso, temos conhecimento sendo gerado nas universidades gaúchas e no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), focado na geração de resultados aplicados para o arroz irrigado.
Conclusão
É importante buscar alternativas que garantam a segurança alimentar do nosso país. É de suma importância que as capacidades regionais sejam levadas em consideração e principalmente potencializadas. Dessa maneira, podemos fomentar cada vez mais a cadeia produtiva do arroz, fortalecer a agricultura brasileira e garantir que alimentos de qualidade e preço justo cheguem na mesa dos brasileiros.